Vacine seus funcionários
Topo Impressão

Porque se vacinar contra a gripe?

Importância da vacinação anual contra gripe.

O vírus da Gripe (Influenza) é altamente mutante o que faz com que a Organização Mundial da Saúde recomende, anualmente, a vacinação contra a gripe com as novas cepas que circularão tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.

Recentemente, a OMS – Organização Mundial da Saúde divulgou a recomendação das CEPAS (variantes virais) que deverão estar presentes nas Vacinas Contra Gripe a ser fabricadas e disponibilizadas para o Hemisfério Sul.

Neste aspecto, devemos estar atentos ao fato de que a cepa A-H1N1 que compôs as vacinas contra gripe desde o ano de 2010 e que vinha sendo utilizada em todas as campanhas de vacinação, também sofreu mutação, o que fará com que uma nova Cepa já identificada e isolada, esteja presente nas Vacinas Contra Gripe da temporada de 2018.

Esta nova variante viral A-H1N1, que deverá estar presente tanto nas Vacinas Trivalente quanto nas Vacinas Tetravalentes 2018, faz com que a revacinação se torne fundamental.

Neste ano, de acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes para o ano de 2018 deverão estar dentro das seguintes especificações:

  • um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09
  • um vírus similar ao vírus influenza A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2) e
  • um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013

Já as vacinas influenza quadrivalentes contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B deverão conter, também, um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Anvisa

No Brasil, seguindo recomendação da OMS, são utilizadas tanto as Vacinas Trivalentes quanto as Vacinas Tetravalentes e por este motivo devemos ter comercializadas ambas as vacinas, como aconteceu na temporada de 2016.

Inúmeros estudos da literatura demonstram a eficiência da vacinação contra gripe como forma de diminuição não só da prevalência da doença, como das complicações decorrentes desta (internações, uso de medicamentos e mortes).

Empresas que adotam a vacinação de seus funcionários como regra, têm uma diminuição surpreendente da taxa de absenteísmo pela gripe.

Esteja atento para a Vacinação Contra a Gripe em 2018

Caso queira programar uma campanha de vacinação de seus funcionários clique aqui.